DAILY VLOG | Bertioga SP.

12:41:00

Olá Leitores

Dia 14/01/2018, passei alguns dias em Bertioga SP. É realmente um lugar incrível, porém pouco divulgado. Até conversei com um amigo e ele me ressaltou sobre isso, a mídia divulga muito mais o RJ como um lugar para ser explorado, como outros ambientes. 

Bertioga contém diversos lugares para visitar, não pude ir em todos pelo pouco tempo na Cidade, mas irei comentar sobre alguns deles. 


História 

Seu nome tem sua origem no tupi antigo falado na costa brasileira, através do termo tupi piratyoca, que significa "casa do peixe branco". Para outros, no entanto, Bertioga tem origem no termo tupi buriquioca, que significa "casa do muriqui".
Durante o início da colonização portuguesa, no século XVI, a região era considerada de transição entre o território tupinambá, que ia desde o cabo de São Tomé, no atual estado do Rio de Janeiro, até o rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba e o território dos tupiniquins, que ia desde as cercanias de São Vicente, passando por Itanhaém e Peruíbe, até Cananeia. Sofrendo constantemente ataques dos tupinambás de Ubatuba (que não era a atual cidade paulista de Ubatuba, mas uma aldeia tupinambá na região da atual cidade fluminense de Angra dos Reis), que se reuniam com suas canoas em Yperoig (esta sim, a atual cidade de Ubatuba), os portugueses do núcleo vicentino decidiram construir o forte de São João de Bertioga para se defender dos ataques dos tupinambás. Esse forte é considerado a mais antiga fortificação portuguesa no Brasil e foi tombada em 1940 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os índios tamoios fizeram uso de passagem no sítio Barra de Bertioga, que passaram a ser impedidos pelos 5 irmãos Braga: João, Diogo, Domingo, Francisco e André.
Pelo forte, em 1552, ficou responsável Hans Staden, um mercenário alemão a serviço do rei de Portugal. Staden foi capturado pelos tupinambás e, posteriormente, libertado por intervenção dos franceses, aliados dos tupinambás. Retornando à Alemanha, escreveu um livro sobre suas aventuras no Novo Mundo (História verídica e descrição de uma terra de selvagens, nus e cruéis comedores de seres humanos, situada no Novo Mundo da América, desconhecida antes de depois de Jesus Cristo nas terras de Hessen até os dois últimos anos, visto que Hans Staden, de Homberg, em Hessen, a conheceu por experiência própria e que agora a traz a público com essa impressão). Esse livro vendeu muito na época, principalmente pelas descrições dos banquetes antropofágicos praticados pelos tupinambás. O mesmo livro foi base para o filme Hans Staden, de 1999.
Foi também de Bertioga que, em 1565, Estácio de Sá e expedicionários de Santos, São Vicente e São Paulo saíram para fundar a cidade do Rio de Janeiro.
Em 1979 o famoso criminoso de guerra Josef Mengele, médico responsável por atos monstruosos no campo de concentração de Auschwitz, morreu em Bertioga enquanto nadava no mar.
Fonte: Wikipédia

Praia da Enseada. 




A praia é linda demais, e muito grande, contém muitas barraquinhas com diversos alimentos. Fui com a minha irmã a noite para conhecer e no dia seguinte de manhã, mas só molhamos o pé. O apartamento que ficamos tinha piscina então achamos melhor passear em alguns locais e ficar pelo apê mesmo. 


Forte de São João da Bertioga.





O Forte de São João de Bertioga, também chamado Forte de São Tiago, variando com o orago da vila anexa de Bertioga, é uma antiga fortificação portuguesa, primeiramente edificada em 1560, durante o tempo do Brasil Colônia.


Fonte: Wikipédia


Parque de Diversões Tupy.



Fomos neste brinquedo chamado Surf, é muito divertido e massacrante. Senti a minha alma ''sair'' do corpo (risos). O ingresso é muito fofinho, relacionado com a história de Bertioga.

Edifício Innovare.







Essa é uma das fotos que tirei no apartamento, lugar muito bacana para passar um tempo em Bertioga. 

E para finalizar irei deixar um vídeo com um DAILY VLOG registrando tudinho para vocês.

Mais fotos confira no meu instagram abaixo. Grande beijo.



Minhas Redes Sociais:

💻 Facebook: http://www.facebook.com/wendy.nobrebe
📷 Instagram: @ziids ou http://www.instagram.com/ziids
 ☑ Twitter: @wendybernardes  http://www.twitter.com/wendybernardes 
🚩 Fan Page: https://www.facebook.com/Arts-wendy-5


    • Share:

    You Might Also Like

    0 comentários